Quem somos 

Breve Histórico

Protestantes Unidos  


A família mundial das Igrejas Unidas

As Igrejas Unidas formam provavelmente a família mais diversificada de igrejas em todo o mundo, sendo aquelas que foram formadas através da fusão de duas ou mais igrejas separadas, de diferentes ou da mesma confissão. Elas têm surgido ao longo dos últimos dois séculos como igrejas que têm procurado fazer a unidade em Cristo totalmente visível. A Igreja Evangélica na Alemanha, herdeira da União Prussiana de Igrejas, formada em setembro de 1817, é historicamente a mais antiga nesta família de igrejas, como denominação, porém a primeira Igreja Unida foi a Unionskirche uma igreja paroquial protestante ativa de Idstein, uma importante cidade no distrito alemão de Rheingau-Taunus, formada em agosto de 1817. São ainda igrejas dessa família a Igreja Protestante da Holanda, a Igreja Protestante Unida da França, a Igreja Protestante Unida da Bélgica, a Igreja Unida de Cristo (EUA), a Igreja Metodista Unida (EUA), a Igreja Presbiteriana (EUA), a Igreja Unida do Canadá, a Igreja Unida do Norte da Índia, a Igreja Unida do Sul da Índia, a Igreja Unida da Austrália, a Igreja Reformada Unida (Reino Unido), etc.

A Igreja Protestante Unida pertence a este grupo mundial de igrejas e foi formada, inspirada nestas igrejas, por um pequeno grupo de cristãos de diferentes correntes protestantes, que compartilhando a mesma fé em Jesus Cristo desejavam participar juntos em uma mesma igreja, onde a justiça, os direitos humanos e o amor fossem norteadores de suas ações.

* Conheça a família das Igrejas Unidas no site do Conselho Mundial de Igrejas - CMI .

Como surge a Igreja Protestante Unida - IPRU

Assim a Igreja Protestante Unida surge a partir da união de corações reunidos pelo Espírito Santo, formando uma comunidade distinta e diversificada de cristãos que se reúnem como uma igreja, unindo fé e ação, inspirados pela oração de Nosso Senhor Jesus Cristo "para que todos sejam um" (Jo 17.21), sendo sua data de fundação 31 de outubro de 2017, na comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante.

A Igreja Protestante Unida é parte da Igreja Una, Santa, Católica (Universal) e Apostólica, sendo protestante na medida em que mantém, dentro da Igreja Católica (Universal), o testemunho da Reforma Protestante do século XVI e de suas manifestações teológicas e litúrgicas dos séculos vindouros.

O Protestantismo no Brasil

O Protestantismo no Brasil sempre viveu alheio à sua própria identidade e influência. O mundo mudou, evoluiu, e uma das forças para isso foi exatamente a Reforma Protestante, que influenciada até certo ponto pelo Iluminismo fez o homem medieval começar a pensar!

Todos os progressos e aberturas de nossa sociedade contemporânea tem tido o apoio de parcela das Igrejas Protestantes, na Europa e Estados Unidos.

No Brasil, ao contrário de onde aconteceu a Reforma, Protestantismo é sinônimo de fundamentalismo, retrocesso, atraso, pois, infelizmente, o Protestantismo que aqui se estabeleceu foi uma verdadeira Contra-Reforma, pois o Protestantismo brasileiro se assemelha em muito com o pensamento limitado da Igreja Medieval!

Objetivo da Igreja Protestante Unida

Nosso desejo é nos encorajar mutuamente no crescimento espiritual, a fim de que, juntos, possamos ser levados a uma autêntica compreensão do nosso papel como cristãos no mundo, ajudando a melhorar nossa forma de ver a vida e, consequentemente, nossa sociedade, que clama por um Deus libertador e amoroso.

Desejamos ser uma comunidade vibrante, que combina as muitas culturas, origens e tradições religiosas que nos compõem, oferecendo um serviço religioso dentro de uma liturgia permeada pelas tradições protestantes históricas e com um pensamento moderno e aberto.

Reunidos pelo Espírito Santo, podemos ser uma comunidade distinta e diversificada de cristãos que se reúnem como uma igreja, unindo fé e ação. Em aliança com a igreja em todas as suas configurações, podemos servir a Deus na co-criação de um mundo justo e sustentável, segundo se manifesta no evangelho de Jesus Cristo.

Unidos poderemos ser uma igreja vibrante, que combina as muitas culturas, origens e tradições religiosas, em constante mudança, vivendo a máxima "Igreja Reformada sempre se Reformando"! Adotando uma "eclesiologia kenótica", pelo qual indivíduos de confissões divididas estão dispostos a "morrer" para suas antigas identidades, a fim de "crescerem" juntos em uma nova igreja unida.

Assim não somos mais anglicanos, batistas, calvinistas, congregacionais, luteranos, metodistas, presbiterianos, e não mais nos identificamos individualmente, mas somos simplesmente Protestantes Unidos, enriquecidos com o que tem de positivo em cada tradição reformada!

Vemos o estabelecimento da Igreja Protestante Unida com muito entusiasmo e como uma ótima oportunidade de sermos os pioneiros no caminho rumo à Unidade entre os Protestantes no Brasil! E assim esperamos encontrar outros corações que se empolguem com esta possibilidade e nos unamos todos com este objetivo! Podemos ser uma resposta viva a Oração Sacerdotal do Mestre e sermos uma voz para a Inclusividade efetiva na Igreja Protestante brasileira.

Assim desejamos que a proposta da Igreja Protestante Unida seja conhecida e assim muitos outros grupos e pessoas que pensam como nós possam se unir nesta jornada de unidade.

As características da Igreja Protestante Unida

A Igreja Protestante Unida tem como características norteadoras:

  • engajamento de compromisso com a transformação social, a partir dos ensinamentos evangélicos, declarando-se a favor de uma sociedade justa;
  • comprometimento integral com atitudes e práticas ecumênicas e de diálogo inter-religioso, com uma prática eclesial inclusiva (acolhedora) em favor de todas as minorias, tendo assim uma espiritualidade inclusiva, equitativa e ecumênica;
  • rejeição de todas as formas de imperialismo, violência física, econômica, psicológica ou outra;
  • promoção de ações em favor da Declaração Universal de Direitos Humanos, com a finalidade de fazer o Reino de Deus presente aqui e agora;
  • acolhimento a sua mesa de todos os que nos procurarem, não se importando com quem é ou onde está em sua jornada espiritual, pois os dons de Deus são gratuitos!
  • afinada com a nossa trajetória histórica como cristãos, protestantes, ecumênicos, se identifica com a tradição da Reforma Protestante do Século XVI nos seus princípios teológicos: SOMENTE CRISTO, SOMENTE A ESCRITURA, SOMENTE A GRAÇA E SOMENTE A FÉ.

Pensamento doutrinário da Igreja Protestante Unida

Cremos que as Sagradas Escrituras, Primeiro e Segundo Testamentos, são nossa regra de fé e prática, que "contêm todas as coisas necessárias para a salvação", sem crer que devam ser interpretadas literalmente.

Essa Fé é exposta de modo sistematizado no Credo dos Apóstolos, no Credo de Nicéia e no Credo Atanasiano, resumos fiéis da verdade bíblica essencial. Nós recebemos as decisões dos Quatro primeiros Concílios Ecumênicos. E ainda como documentos históricos orientadores e como sinal da unidade entre nós a Confissão de Fé da Guanabara, a Declaração de Barmen, a Confissão de Belhar e a Carta de Ribeirão Preto.

A Igreja Protestante Unida não possui rígida formulação de doutrina ou apego a crenças ou estruturas. Dessa forma, os credos, confissões e afirmações de fé têm por finalidade o "testemunho de fé" - em torno dos quais a Igreja se reúne - em vez de "regras de fé", como uma prescrição rígida e necessária de doutrina, pois seu credo primordial é o amor.

A Igreja Protestante Unida estuda e se identifica com várias abordagens feitas ao longo da história do Cristianismo sobre os mais variados temas, porém, nenhuma dessas abordagens substitui a Bíblia Sagrada, que aceitamos como a palavra inspirada de Deus, fonte primordial da Fé Cristã, sem crer que deva ser interpretada literalmente.

No entanto, mesmo reconhecendo que as afirmações humanas sobre a natureza de Deus e na Sua contínua revelação de Si mesmo são insuficientes para expressar toda a verdade a respeito d'Ele, a Igreja Protestante Unida encoraja a pesquisa sobre a verdade, sem medo e com a mente aberta, em todas as áreas da vida. Somos uma igreja que não coloca nenhum limite em qualquer estudo ou investigação honesta. Somos a favor do uso da mente e da razão humanas como faculdades dadas por Deus. Confiamos que o Espírito Santo capacita a Igreja a relacionar toda a verdade pesquisada à verdade de Deus em Jesus Cristo.

Proposta da Igreja Protestante Unida

Assim sendo a Igreja Protestante Unida preza pelo Evangelho Libertador e Inclusivo do Senhor Jesus Cristo em detrimento ao obscurantismo. Assim é nossa proposta a vivência dentro do espírito do Protestantismo histórico que nasce nas Universidades (Lutero, Calvino, Wesley...) e que herdou as características dessas instituições, trazendo ao povo brasileiro a empolgante forma de ser cristão, através do real pensamento Protestante, que é sempre de vanguarda.

Nosso desejo não é combater a forma de crer e adorar de quem quer que seja, mas ser um lar acolhedor àqueles que estejam desafeiçoados e afastados da vida em comunidade. Queremos compartilhar com você o que temos e esperamos que se sinta livre para unir-se a nós em nossa aventura na fé.